Atendimento

Perguntas freqüentes e instruções gerais sobre o atendimento odontológico nas Clínicas do Curso de Odontologia da UFPR.

O atendimento na clínica é de segunda-feira a sexta-feira e o agendamento é feito conforme as vagas disponíveis.

Documentação necessária:

:: RG;
:: CPF;
:: Comprovante de residência
:: Paciente menor de 18 anos deve vir acompanhado pelo responsável legal munido de RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência (menor).

Serviço de Triagem Odontológica (Triagem apenas no período da manhã)

Atendimento no período da manhã das 8 às 12:00
Dentista Daphne Azambuja Hatschbach de Aquino
Dentista Elisabeth Grynbaum Ingberman
Funcionário João Carlos de Oliveira

****Leia atentamente o texto a seguir.

Ele vai lhe ajudar a obter melhores resultados em seu atendimento.

Prezado paciente,

O Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná oferece vagas para atendimento odontológico em diversas especialidades. É importante salientar, entretanto, que apesar da Escola ser um Centro de Referência em Odontologia para o Sistema Único de Saúde de Curitiba e Área Metropolitana, nem todo tipo de tratamento poderá ser realizado em nossas dependências. O compromisso da Escola é o de priorizar os casos mais graves e a prioridade de cada paciente, mas isto nem sempre é possível. Como Escola de formação de dentistas, muitas vezes a necessidade do paciente e as necessidades de treinamento dos alunos são incompatíveis. Portanto, a lógica do tratamento odontológico fornecido pela Escola é diferente daquela que pode ser encontrada na Rede Pública de Atenção em Saúde e nas clínicas odontológicas particulares. Apesar disso, todo esforço será feito para que as suas necessidades possam ser atendidas dentro de nossas limitações de carga horária, currículo de aulas teóricas e práticas, limitações materiais e de recursos humanos. Contamos com sua compreensão e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos através do endereço:

Serviço de Triagem do Curso de Odontologia da UFPR

Av. Pref. Lothário Meissner, 632. Telefone 3360-4030

e-mail: triagem.odonto@ufpr.br

Como eu faço para conseguir uma vaga para atendimento odontológico na UFPR?

R: O Sr(a). deve se dirigir até o Setor de Triagem Odontológica da UFPR no campus do Jardim Botânico e submeter-se a um exame com os dentistas deste Setor. Estes dentistas verificarão se o seu caso é de interesse dentro do desenvolvimento das atividades de ensino da Escola de Odontologia. Também é possível que o Sr(a). seja encaminhado através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Sistema Único de Saúde (SUS). O Curso de Odontologia da UFPR é uma das referências para atendimento especializado para o SUS. Neste caso o Serviço de Triagem também deverá proceder a um exame clínico antes de qualquer tratamento.

O endereço é do Serviço de Triagem do Curso de Odontologia é Av. Pref. Lothário Meissner, 632. Telefone da Triagem: 3360-4030

Qual é o horário de atendimento?
R: 7:00 às 12:00 hs e das 13:00 às 18:00hs
Como faço para chegar aí?

R: Se vier de ônibus :

Ligeirinho – Centenário e Politécnico

Bi articulado – Cabral – Portão

De linha à partir da Praça Carlos Gomes : Solitude

da Praça Rui Barbosa : Santa Bárbara, Jardim Petrópolis

do terminal do Guadalupe : Posto Paris, Jd Independência,

Jd Isaura, Jd Ipê e Guatupê

Tenho que comprovar renda para ser atendido?

R: Não, o serviço é público.

Alguém pode marcar a consulta por mim ou somente pessoalmente?

R: Pode, desde que a pessoa tenha em mãos um documento seu para identificação.

A Escola de Odontologia dispõe de um pronto-atendimento para urgências?

R: Sim, temos alunos encarregados de cuidar desse setor. O serviço de Urgência não atende em período integral e depende do calendário de aulas da Escola de Odontologia. Não há, por exemplo, atendimento de urgência nos períodos de férias (Julho, Dezembro, Janeiro, Fevereiro). Diferentemente de outros Serviços de Urgência, o de nossa escola não funciona 24 horas.

Tem atendimento odontológico para crianças também?

R: Sim, as crianças menores de 5 anos são encaminhadas para o Curso de Especialização em Odontopediatria (atendimento com dentistas já formados), já as entre 5-10 anos serão encaminhadas à Disciplina de Odontopediatria para atendimento com alunos de graduação.

Vocês fazem todo tipo de tratamento aqui?

R: Não. Realiza-se muitos tipos de procedimentos básicos e especializados, mas nem todas as técnicas e tratamentos são possíveis de serem realizados em nossa Escola. Não há garantia ainda de que os tratamentos sejam realizados no tempo desejável ou ideal, uma vez que, temos muitas pessoas para atender em relação ao número de alunos disponíveis e o tempo destinado às aulas práticas (clínicas). O tratamento pode, em alguns casos, apresentar algum custo para o paciente, como no caso das próteses (pontes fixas ou móveis, dentaduras) por exemplo.

Vocês colocam aparelho?

R: Sim, o agendamento para ortodontia é no telefone 3360-4141 e é realizado de 2 em 2 anos.

Tenho um problema de “dor na articulação”, o que eu faço?

R: O Sr.(a) deve ligar para 3360-4030 para realizar agendamento de consulta no curso de Especialização em DTM (Dor Orofacial )

Eu posso escolher os horários em que quero ser atendido?

R: Não. As triagens e as consultas são marcadas por ordem de chegada, e também conforme o cronograma de aulas práticas das clínicas de cada Especialidade. Por outro lado, se durante o tratamento você tiver dificuldade em comparecer as consultas, talvez possa ser reavaliada esta condição de acordo com a sua disponibilidade, a do aluno que estiver lhe atendendo e a do professor que estiver orientando a condução dos trabalhos.

O Serviço de Triagem não trabalha com listas de espera e portanto o fato de ter realizado triagem ou alguma consulta em nossa escola não garante vaga ou prioridades de qualquer tipo.

O primeiro aluno que me atender será o mesmo que me acompanhará até o final do tratamento?

R: Não, cada disciplina terá um ou dois alunos responsáveis por seu tratamento, a não ser no caso da Clínica Integrada, onde o mesmo aluno prestará o atendimento durante todo um semestre. Mas a sua documentação (prontuário) será única e deverá conter todas as informações necessárias para que os alunos possam acompanhar o andamento de cada tratamento ( o que já foi realizado, o que falta fazer etc…).

Os professores acompanham o tratamento?

R: Sim, sempre temos professores responsáveis pelas clínicas durante o seu atendimento. Temos um número abaixo do ideal para que todos os casos pudessem ser acompanhados bem de perto, mas nenhum paciente ou aluno deve ficar sem a supervisão de professores. As receitas de medicamentos, os atestados, as solicitações de Radiografias e outros exames, só serão válidas e só podem ser realizadas, se assinadas e conferidas pelos professores de cada clínica. Nenhum aluno está autorizado a prescrever medicamentos ou fornecer atestados e/ou quaisquer outros documentos sem o consentimento do professor que estiver disponível na supervisão das clínicas.

Só acadêmicos (alunos) atendem, ou profissionais formados também prestam atendimento?

R: Existem profissionais dos cursos de pós-graduação, que já são formados, atuando nas clínicas dos cursos de Especialização. Alguns professores, eventualmente conduzem atendimentos para fazer demonstrações aos alunos ou para resolver algumas etapas mais delicadas de um tratamento, por exemplo. Os cursos de Especialização têm um sistema diferente de triagem de pacientes e alguns deles trabalham apenas com casos de maior complexidade. Nestes cursos o número de alunos (profissionais) é ainda menor do que nas clínicas da graduação e, portanto, a disponibilidade de vagas é escassa e bastante disputada.

Eu posso escolher por quem quero ser atendido?

R: Não, os pacientes são distribuídos sem escolha de quem prestará o atendimento tanto nos cursos de Graduação quanto nos cursos de Especialização.

Meu caso pode ser apresentado em congresso?

R: Sim, mas você será informado com relação a isto se o seu caso e tratamento forem de interesse para fins educativos. A partir do momento que o Sr(a). aceitar ser atendido na Escola de Odontologia, todo e qualquer caso clínico pode ser de interesse para as aulas teóricas, podendo ser, portanto fotografado. Nas aulas práticas, mais de um aluno (e as vezes vários) terão a oportunidade de acompanhar/visualizar/examinar seu tratamento. Em toda e qualquer iniciativa demonstrativa, seja através de fotografias, cópia de resultados de exames, análises de radiografias, o Sr(a). será consultado e orientado sobre todos os procedimentos. É política clara e princípio de nossa Escola, o cuidado de não expor os pacientes a qualquer tipo de constrangimento.

Tenho que assinar algum termo de responsabilidade em relação a meu atendimento ou documentações?

R: Sim, Sr(a). será informado sobre isso no dia da sua consulta e poderá, caso seja de seu interesse, receber uma cópia de tal documento.

Se eu precisar apenas dos serviços de radiologia, eu terei algum custo?

R: Caso o Sr(a). não tenha sido encaminhado por uma UBS do SUS, as radiografias serão cobradas. Informe-se no Serviço de Triagem e no Serviço de Radiologia sobre tais valores.

Se eu faltar eu perco minha vaga?

R: Caso esta falta seja justificada e apenas em uma oportunidade, não há risco de perder a vaga. Em caso de duas faltas consecutivas, ou caso as faltas e atrasos do paciente comprometam o andamento adequado das atividades dos alunos, a sua vaga será cedida para outro paciente. É preciso que Sr(a). sempre se lembre de que as avaliações dos trabalhos produzidos pelos alunos (notas) dependem de sua assiduidade e compromisso. Faltas e atrasos prejudicam o andamento destes alunos e tiram a oportunidade de pessoas tão ou mais necessitadas de tratamento odontológico quanto Sr(a).

Se eu perder minha vaga, posso tentar outra?

R: Sim, mas é importante que Sr(a). informe que já foi atendido aqui e que possui um prontuário. Procure sempre memorizar o seu número de prontuário, bem como guarde e sempre traga todas as fichas de agendamento para garantir e comprovar a sua vaga e horário. Procure saber sempre o nome completo do aluno que lhe prestou atendimento. Isso nos facilita na resolução de eventuais casos de extravio de documentação e equívocos de agendamento de horários.

Existe alguma parceria da UFPR com uma unidade de emergência médica, caso eu tenho uma crise, por exemplo?

R: Sim, dispomos deste recurso. O Curso de Odontologia está coberto pela empresa ECCO-SALVA.